O projeto “A coisa tá Preta!” Mostra de filmes africanos e de suas diásporas é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura da Secretária de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, através do Fundo Municipal de Cultura. O projeto tem como objetivo refletir acerca da expressão “A coisa tá Preta!”. Você já se perguntou o porquê algumas pessoas utilizam esse jargão apenas quando coisas ruins acontecem? Será que “A coisa tá Preta!” somente em momentos ruins? Diante dessas perguntas, o projeto “A coisa tá Preta!” exibirá filmes e documentários que abordam a questão do negro(a) e de suas culturas, visando à divulgação e valorização das diversas manifestações culturais de matrizes africanas, assim como, o incentivo à reflexão acerca da situação da população negra. As exibições ocorrerão no período de março a outubro de 2013 em escolas das regiões periféricas, geográfica e social, de Uberlândia, e no mês de novembro de 2013, por ser o mês da Consciência Negra, finalizaremos o projeto com uma semana de exibição e debates de filmes/documentários.

ApresentaçãoEquipeCartazVinheta

O projeto “A coisa tá Preta!Mostra de filmes africanos e de suas diásporas é viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura da Secretária de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, através do Fundo Municipal de Cultura.
O projeto “A coisa tá Preta!Mostra de filmes africanos e de suas diásporas tem como tem como objetivo refletir acerca da expressão “A coisa tá Preta”. Você já se perguntou o porquê algumas pessoas utilizam esse jargão apenas quando coisas ruins acontecem? Será que “A coisa tá Preta” somente em momentos ruins?
Diante dessas perguntas, o projeto “A coisa tá Preta!” exibirá filmes e documentários que abordam a questão do negro(a) e de suas culturas, visando à divulgação e valorização das diversas manifestações culturais de matrizes africanas, assim como, o incentivo à reflexão acerca da situação da população negra.

É fato que até conquistarmos uma sociedade plenamente igualitária, temos um longo caminho a percorrer, sendo que suas vias devem ser pavimentadas por valores, atitudes e práticas sociais que expressem o respeito e a valorização das culturas de matrizes africanas. Daí a importância de as pessoas refletirem sobre os filmes desta Mostra, visto que, o projeto intenciona que nesse espaço tempo haja desconstruções, reconstruções e construções de ideias e certezas, acerca da temática afro racial.

Mais do que assistir a filmes, trata-se de um convite ao debate, à reflexão, para construirmos juntos um país que diga não ao racismo e valorize a diversidade racial do país.

A Mostra “A coisa tá Preta!” se faz com o intuito de popularizar e descentralizar as exibições dos filmes, alcançando uma parcela da população brasileira que historicamente não tem acesso às salas de cinema. Neste sentido, a Mostra acontecerá no período de março a outubro de 2013 em escolas das regiões periféricas, geográfica e social, da cidade de Uberlândia, pois, acreditamos que essa prática pode alcançar patamares além de uma prática isolada.

No mês de novembro de 2013, por ser o mês da Consciência Negra, finalizaremos o projeto com uma semana de exibição e debates de filmes/documentários, sendo um total de 10 exibições. Em todas as sessões haverá a participação de estudantes das escolas públicas de Uberlândia, uma vez que, o projeto viabilizará transporte para que esses participem da Mostra.
Esperamos que todos os participantes da Mostra reflitam sobre os temas abordados nos filmes. Que incorporem essas reflexões às suas práticas cotidianas ao longo de suas vidas e sejam, desta maneira, promotores e defensores dos valores mais caros a Diversidade Étnico-Racial, contribuindo com a construção de um país menos racista e mais igualitário.


Exibição nas escolas - LocaisMostra na UFU - Local

MARÇO
Escola Estadual Do Parque São Jorge
Filme: O Grande Desafio

ABRIL
Escola Estadual Hercília Martins Rezende
Filme: Ninguém sabe o duro que eu dei

MAIO
Escola Estadual Américo Renné Giannetti
Filme: Moolaadé

JUNHO
Escola Municipal Professor Eurico Silva
Filme: For Colored Girls

AGOSTO
Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra Rezende
Filme: Dr. Mestre João Pequeno de Pastinha: a trajetória do negro no Brasil através da Capoeira Angola

SETEMBRO
Escola Municipal Hilda Leão Carneiro
Filme: Kiriku e a Feiticeira

OUTUBRO
Escola Municipal Do Bairro Shopping Park
Filme: 5X Favela – Agora por Nós Mesmos

NOVEMBRO
Universidade Federal de Uberlândia - Campus Santa Mônica
De 05 a 08

platzchen.com